Quando temos de utilizar imagens em materiais impressos muitas vezes não conseguimos a imagem ideal (isso até parece a vida real). Recebemos imagens de todas as fontes e aí sempre pinta a dúvida: será que essa resolução é suficiente para o modo e o tamanho em que vamos reproduzi-la?
Vai aqui minha tentativa de ajudar a todos aqueles que se vêm envolvidos nessa grande questão da era moderna: converter pixels em centímetros e obter imagens de qualidade.
Como geralmente as imagens que utilizamos são destinadas a impressão em offset (revistas, folderes, folhetos) ou rotativa (jornais), vou me ater a esses dois casos.
Para impressão em offset o ideal é que as imagens tenham uma resolução de 300 dpi (pixels por polegada) no tamano final e para rotativa é necessária resolução de 150 dpi.

Como saber se a imagem tem resolução suficiente
Para saber se sua imagem tem tamanho suficiente para o sistema de impressão a que se destina primeiro é preciso saber o tamanho dela em pixels. Isso geralmente se vê na barra “dimensões”, quando exibimos “detalhes” no windows explorer ou, quando exibimos miniaturas, colocando-se o cursor do mouse sobre a imagem:

Um decifrado esse grande mistério, agora é calcular qual o tamanho que tal imagem terá em centímetros. Para isso é só usar os seguintes parâmetros:

Para impressão em offset
Para utilização em offset (300 dpi), são necessários 118 pixels para cada centímetro. Então, é só dividir as dimensões dadas em pixels por 118 e temos o tamanho em centímetros. No exemplo abaixo teremos 27,66cm de largura (3264 / 118) por 20,7cm de altura (2448 / 118).


Para impressão em rotativa (jornais) a resolução necessária é menor, de 150 dpi (metade do offset). São necessários 59 pixels para cada centímetro no tamanho final e, considerando o exemplo acima, a imagem ficaria com 55,3cm de largura (3264 / 59) por 41,4cm de altura (2448 / 59).
Além desses cálculos, é necessário cuidado para não cair numa cilada bastante comum que é a de recebermos uma imagem enorme, mas da qual vamos utilizar apenas uma fração. No exemplo acima, o tamanho real da imagem seria 3264 x 2448 pixels, mas, se fôssemos utilizar apenas o detalhe do rosto (quadro vermelho), temos de fazer o cálculo considerando essa área, que no caso é metade, ou seja, teríamos que fazer o cálculo considerando a área aproveitada, que é de 1632 x 1224 pixels.
Uma outra dica é observar o tamanho do arquivo: se tiver com menos de 1 megabyte, é problema em potencial.

About these ads