Dados de 2006, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, mostram que quase 50% das empresas brasileiras já possuem seu próprio website. Esse número cresce proporcionalmente ao porte de cada uma, partindo de 39,41% das empresas entre 10 e 19 funcionários e alcançando 98,54% daquelas com mais de 1000 funcionários. Esses dados são compreensíveis já que quem não pode ser achado no Google não existe no universo do usuário de Internet.

 

Na ânsia de aparecer no mundo on-line, entretanto, muitas empresas acabam colocando na rede sites feitos às pressas ou sem orientação profissional nenhuma e isso é problema na certa! Há uns três meses, fiz o site da micro-empresa da minha mãe, que compreendeu a necessidade de estar on-line. Já fazia bastante tempo que ela estava procurando uma empresa que fizesse a um preço acessível, mas por falta de opção acabei me aventurando no mundo da construção virtual. Até então, a minha relação com a Internet – além de usuária – era apenas a de pesquisadora de jornalismo on-line e distribuição de informações na web.

 

Felizmente, a minha mãe sabia exatamente o que ela precisava e pediu apenas isso: um catálogo virtual de produtos. Muitas empresas, entretanto, querem fazer de seu site um mundo de atrações, oferecendo todo o tipo de tecnologia, muitas imagens, cores, banners piscando, etc. Mas é isso que sua empresa precisa?

 

Sites sem usabilidade alguma – leia-se, difíceis de usar -, poluído visualmente ou, até mesmo , sem um contato telefônico irritam mais ao usuário de Internet do que a ausência de uma empresa na rede. O internauta deve sentir-se confortável em sua página na web, deve achar com facilidade as informações que procura e sentir-se seguro para, eventualmente, fornecer algum dado pessoal. E se você realmente quer que ele entre em contato com sua empresa, coloque os seus telefones lá! Sei que pode parecer repetitivo, mas não há nada mais insuportável que entrar no site de uma empresa cujo serviço você quer contratar e não encontrar nenhum número de telefone, só formulários impessoais e irritantes, além de ser uma tremenda incoerência.

 

O site de uma empresa é um cartão de visitas com informações mais aprofundadas e tem a vantagem de chegar àqueles que estão muito longe para receber um cartão em mãos. Ele pode contar com muitos recursos tecnológicos, mas o produto ou serviço principal sempre deve ter lugar de destaque para ser facilmente encontrado. Seu website é a sua “cara” no mundo virtual. Como você tem se apresentado?

 

É compreensível que webdesigners e empresas especializadas em tecnologia e arquitetura da informação podem ter um custo bastante elevado e nem todo mundo dispõe da possibilidade desse investimento imediato. Nesse caso, prefira disponibilizar na rede os seus contatos telefônicos e eletrônicos e avise: site em construção. Mas, por favor, se a Ópera de Arame foi montada em apenas 75 dias, sua página na web pode ficar pronta bem rapidamente Coloque-a como uma de suas prioridades, afinal – parafraseando a jornalista Jandira de Rezende – o consumidor atual é ponto com.

Por Melina Pockrandt